As festas de fim de ano são um momento especial para celebrar ao redor da mesa com familiares e amigos. No entanto, manter a saúde em foco pode ser desafiador com tantas opções deliciosas. A boa notícia? É possível fazer escolhas mais equilibradas sem recorrer a restrições severas ou substituições difíceis. Confira essas dicas para uma ceia saudável e saborosa!

 

 

1. Escolha carnes magras e varie nas opções

No centro da mesa, as carnes assadas como peru, frango e peixe são tradicionais e podem ser mais leves. O peru, por exemplo, é uma das opções com menos gordura. Experimente incluir peixes como salmão ou tilápia, que trazem o sabor brasileiro e são ricos em ômega-3, excelente para a saúde do coração.

 

2. Tempere com ervas naturais

Substitua temperos industrializados por ervas frescas como alecrim, salsinha e manjericão. Além de darem um toque especial, evitam o excesso de sódio e conservantes. Prefira azeite para temperar, reduzindo o uso de óleo, e use sal com moderação para que os sabores naturais dos alimentos se destaquem.

 

Leia mais: saúde e sabor sempre à mão: aprenda a cultivar temperos naturais em casa

 

3. Farofa caseira

A farofa é uma queridinha no prato dos brasileiros! As principais dicas são: prepare a sua e coma com moderação. Evite versões industrializadas e, caso queira substituir o tradicional bacon, a cebola fritinha é uma ótima opção.

 

Leia também: alho-poró: benefícios e versatilidade à mesa

 

4. Sobremesas com frutas e oleaginosas

Uma ceia saudável não precisa deixar as sobremesas de fora! Para um toque doce, aproveite as frutas da estação, as frutas secas e as oleaginosas, como nozes, amêndoas, castanhas. Ricas em nutrientes, elas ainda proporcionam mais saciedade. Mas, se você não resiste a um bom bolo de chocolate ou ao famoso pavê, está tudo bem. Aprecie cada delícia em porções menores.

 

5. Bebidas alcoólicas com moderação e água sempre presente

Celebrar com um brinde faz parte, mas o segredo está na quantidade. Evite exagerar na bebida e procure sempre ingerir um pouco de água entre um gole e outro. Isso ajuda a manter a hidratação e a evitar os efeitos indesejados do álcool. Drinks não alcoólicos também são ótimas opções para refrescar sua ceia.

 

Confira também: veja o que a água pode fazer pela sua saúde

 

6. Aproveite cada momento com conexão e consciência

Ouça o seu corpo! Saboreie cada prato devagar, sinta os sabores e curta a companhia. Isso não só evita exageros, mas transforma o momento em uma verdadeira celebração, focada nas pessoas que você ama.

 

6 receitas para uma ceia especial

Agora que você já sabe como montar uma ceia mais saudável, trouxemos seis receitas nutritivas para todos os gostos.

 

Arroz com lentilha

 

 

Com a combinação do arroz (cereal), lentilha (grãos), carne-seca e calabresa (proteínas e gorduras), nas quantidades equilibradas e, acompanhados de uma boa salada, sua ceia está completa. Fácil de fazer e com aquele gostinho de família reunida, essa delícia agrada netos, filhas e, até mesmo, o tio do pavê. Confira o passo a passo clicando aqui.

 

Lasanha de berinjela com frango

 

A berinjela é uma opção saudável e saborosa, que pode substituir a massa tradicional da lasanha. Que tal descobrir esse preparo maravilhoso com ela?

 

Pastel de forno

 

 

Fácil de fazer, crocante por fora e suculento por dentro. Para ficar ainda melhor, ensinamos três opções de recheio para você se inspirar. Aprenda aqui.

 

Tabule de quinoa

 

 

Bolo de café sem glúten e sem lactose

 

Que tal combinar o sabor e aroma dessa bebida tão tradicional também no preparo do bolo? Clique aqui e aprenda o passo a passo.

 

Continue lendo:

5 dicas para fazer o bolo perfeito em casa

9 verdades e 1 mentira sobre o café

 

 

Cheesecake com frutas vermelhas

Uma sobremesa agradável ao paladar, perfeita para dias quentes e mesmo para aqueles nem tanto. Ficou curioso? Veja aqui como fazer.

 

Com essas dicas, é possível fazer escolhas conscientes e saudáveis nas festas de fim de ano, mantendo a tradição e o sabor. Afinal, uma ceia nutritiva é também uma forma de carinho.

 

Fonte: Unimed do Brasil.