Classificação da informação: pública.
COMPLIANCE
A Unimed Serra Gaúcha acredita que a ética e a integridade são pilares fundamentais para a construção de relações de confiança duradouras com nossos cooperados, colaboradores, clientes, fornecedores, prestadores, demais parceiros e a sociedade.
Nosso compromisso vai além do cumprimento de leis e regulamentos — buscamos agir com transparência, responsabilidade e respeito em todas as nossas decisões e práticas.
Promovemos uma cultura organizacional baseada na honestidade, na equidade e na valorização da diversidade, incentivando o diálogo aberto e a denúncia de condutas inadequadas por meio de canais seguros e confidenciais. Todos os nossos líderes e colaboradores são responsáveis por manter os mais altos padrões éticos, contribuindo para um ambiente íntegro e sustentável.
A integridade é parte essencial da nossa identidade corporativa. É ela que orienta nossas ações e garante que nossos negócios sejam conduzidos com respeito aos princípios que defendemos. Seguimos firmes na missão de crescer com responsabilidade, sempre pautados por valores que refletem quem somos e o que acreditamos.
O Programa de Integridade baseia-se em 10 pilares, que devem ser observados por funcionários, médicos cooperados, prestadores de serviços e toda e qualquer pessoa que venha a manter relações com a Unimed Serra Gaúcha.
Os 10 pilares do Programa de Integridade:
1. Compromisso da Alta Direção
2. Código de Conduta e Ética
3. Canal de Conduta e Ética
4. Gestão de Riscos
5. Políticas e Procedimentos
6. Treinamento e Comunicação
7. Controles Internos
8. Monitoramento
9. Auditoria
10. Due Diligence de Terceiros
Esses pilares são fundamentais para a criação de uma cultura de integridade e de respeito à ética corporativa, devendo ser seguidos por todos os públicos da Unimed Serra Gaúcha.
CÓDIGO DE CONDUTA
A Unimed Serra Gaúcha conduz suas atividades com responsabilidade e compromisso com a ética, adotando medidas práticas para garantir a conformidade com as leis, regulamentos externos e diretrizes internas. Nosso foco está na prevenção de riscos, fraudes, corrupção e outras violações que possam comprometer a integridade da cooperativa.
Para orientar nossas relações interpessoais e assegurar padrões elevados de conduta, contamos com o Código de Conduta, um instrumento essencial que está presente no nosso dia a dia. Ele oferece diretrizes claras sobre o comportamento esperado de todos os públicos que se relacionam com a Unimed, fortalecendo uma cultura organizacional baseada no respeito, na transparência e na integridade.
» Clique aqui para fazer o download do Código de Conduta da Unimed Serra Gaúcha.
CANAL DE DENÚNCIA
O Canal de Denúncia é a expressão do nosso compromisso com a transparência, o respeito e integridade. Essa ferramenta independente, sigilosa e imparcial está disponível para todos os públicos — internos e externos — oferecendo um espaço seguro e acolhedor para os relatos. Garantimos a proteção integral ao denunciante de boa-fé, assegurando anonimato, não retaliação e respeito em todas as etapas do processo.
Salientamos que você está em um ambiente seguro hospedado fora do Sistema (ou ambiente) da Unimed Serra Gaúcha, e administrado pela Contato Seguro.
O Canal de Denúncia pode ser acessado clicando em:
Outra forma de realizar sua denúncia é por meio de ligação telefônica pelo número 0800 800 5858. A ligação é gratuita e está disponível 24 horas por dia, 7 dias da semana.