O alecrim é uma daquelas plantas que só de ler o nome já dá para imaginar o cheiro!
Mas o aroma é apenas uma das diversas propriedades da erva, que também dá sabor a muitos pratos e ajuda na manutenção da qualidade de vida por causa dos componentes que fazem bem para a saúde.
Sem dúvidas, essa é uma das especiarias mais conhecidas pelos brasileiros. Continue acompanhando para entender o porquê dessa fama toda!
Alecrim: para que serve?
O alecrim (Baccharis dracunculifolia), ou alecrim-do-campo, como é conhecido no Brasil, é uma erva aromática originária da região do Mar Mediterrâneo e da Ásia. Ele serve principalmente para consumo como chá ou para tempero no preparo de carnes, legumes, sopas e molhos.
Além do uso na culinária, o alecrim também serve como repelente natural contra insetos e é usado na fabricação de produtos químicos como fragrâncias, xampus, produtos de limpeza etc.
O alecrim-do-campo também tem importância ecológica. Por ser uma planta resistente, ele é utilizado na agricultura para a recuperação da saúde de solos.
Benefícios do alecrim
O alecrim é rico em cálcio, potássio e magnésio, nutrientes essenciais para a saúde de qualquer pessoa. Ele tem propriedades antimicrobianas, digestivas, diuréticas, calmantes, antiestressantes e antidepressivas.
A erva também conta com componentes flavonoides e ácido cafeico. Os flavonoides são substâncias que podem ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e doenças degenerativas, como o câncer. O ácido cafeico, por sua vez, tem propriedades antioxidantes, antivirais, anti-inflamatórias e neuroprotetoras.
No alecrim-do-campo também são encontrados compostos fenólicos, substâncias que atuam na cicatrização e na regeneração celular.
É importante lembrar que o alecrim não deve ser utilizado como remédio sem orientação médica.
Para ler depois: Aproveite os benefícios da cebola (e sem lágrimas!)
Como conservar alecrim Vai comprar alecrim? O alecrim-do-campo fresco dura de 10 a 14 dias se for refrigerado. Basta embrulhá-lo em papel-toalha molhado e colocar em um saco plástico na geladeira. Já o alecrim seco (erva desidratada) deve ser mantido em um recipiente com tampa, de preferência de vidro, em local escuro e seco para durar mais tempo. |
Que tal usar o alecrim em uma receita pra lá de saborosa?
Aprenda a fazer frango assado com limão e alecrim.