A exemplo da enchente de setembro de 2023, mais uma vez a Unimed Nordeste-RS compromete-se em prestar apoio médico à comunidade da Serra Gaúcha. Nesta segunda-feira (6), montou uma unidade de campanha em Santa Tereza, um dos municípios da área de abrangência geográfica da cooperativa afetados pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. Uma equipe multidisciplinar, que inclui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e engenharia clínica, está realizando atendimentos às vítimas e aos voluntários na estrutura, que também abriga a Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade. A Unimed ficará por tempo indeterminado em Santa Tereza, dando todo o suporte necessário à Secretaria Municipal da Saúde.
Equipe partiu do Complexo Hospitalar no início da manhã desta segunda-feira com destino a Santa Tereza.
A estrutura instalada na Rua Amadeu Piccinini, s/n, no Centro, tem condições de atendimentos de baixa e alta complexidades, desde consultas, suturas, ferimentos de pele e monitoração, até o uso de ventiladores e de intubação, por exemplo. Uma minifarmácia também está à disposição dos moradores. Os profissionais da Unimed atuarão em turnos de 24 horas.
“Estamos mobilizados em levar o máximo de estrutura necessária para todos os tipos de atendimentos, pois sabemos das dificuldades de acesso a outros municípios. Acredito que com isso conseguiremos assistir a todos que necessitam de forma gratuita, sejam moradores ou voluntários”, explica o diretor da Medicina Preventiva da Unimed Nordeste-RS e responsável pela instalação da unidade de campanha, o médico clínico intensivista Dr. Roger Weingartner.
Equipe multidisciplinar da Unimed Nordeste-RS faz atendimento 24h por dia em unidade de campanha na cidade de Santa Tereza.
Heliponto reabastece municípios da Serra e capital
O heliponto do Complexo Hospitalar Unimed, em Caxias do Sul – único em sistema hospitalar da Serra Gaúcha –, tem sido fundamental para que diversas instituições de saúde da região continuem a salvar vidas.
No domingo (5), um helicóptero decolou do local com uma carga de sorologia do Hemocentro de Caxias do Sul, com destino ao Hemocentro da capital, para prestar assistência à rede pública de saúde. Sem o auxílio, as unidades vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) corriam o risco de desabastecimento de alguns hemocomponentes.
Além disso, pelo heliponto, a instituição recebeu na quinta-feira (2) insumos para reabastecer o Complexo Hospitalar da cooperativa por pelo menos mais 15 dias e, no domingo (5), acolheu mais uma carga de suprimentos médicos, que foram entregues à rede de saúde pública de Caxias do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves.
A moderna estrutura do heliponto, equipada com elevador para transporte de macas, com conexão rápida com o centro cirúrgico de alta complexidade e com a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), pode receber helicópteros aeromédicos e também aeronaves da Polícia Civil e da Brigada Militar, estando à disposição do Governo do Estado, Defesa Civil, Exército e prefeituras.
O presidente da cooperativa médica, Dr. André Leite, reforça que “a instituição está firmemente envolvida em socorrer as vítimas da tragédia que abala o Rio Grande do Sul, disponibilizando não somente o heliponto, como toda a infraestrutura do Complexo Hospitalar Unimed”. Ainda segundo o médico, a intenção não é apenas receber casos graves, mas também promover o abastecimento de insumos hematológicos e de medicamentos por via aérea, tanto na assistência pública quanto privada.
“Estamos todos juntos nessa verdadeira guerra para salvar vidas. Temos feito parcerias absolutamente de sucesso, tanto com as Secretarias Municipais de Saúde, quanto com hospitais filantrópicos, caso do Hospital Pompéia. Nessas parcerias, temos buscado insumos por meio de aeronaves, sejam privadas ou da UNIAIR, o transporte aeromédico do sistema Unimed no Rio Grande do Sul. E, graças a Deus, temos conseguido aliviar um pouco o sofrimento dessa população e buscar atendê-los da melhor forma possível. É a Unimed na luta pela vida”, enfatiza.
Produtos de higiene pessoal e fraldas geriátricas são mais urgentes
O Complexo Hospitalar Unimed também tem sido um dos pontos de coletas de donativos. Na manhã deste domingo (5), foram arrecadadas cerca de duas toneladas de doações, que incluíram roupas, cobertores, colchões, alimentos, itens de higiene pessoal e limpeza, além de medicamentos.
As doações foram destinadas à Fundação Caxias, à ONG Nono Giacomelli e também enviadas por helicóptero para outros locais no Estado, como Roca Sales, Canoas e Vale do Taquari.
Segundo as entidades assistenciais, no momento, a necessidade mais urgente é por produtos de higiene pessoal, como escova e pasta de dente, sabonetes, absorventes, além de fraldas geriátricas adultas. Quanto aos medicamentos, a Unimed fechou parceria com representantes de diversos laboratórios e tem conseguido atender as demandas.
A população pode continuar realizando doações no Bloco B do Complexo Hospital Unimed, localizado na Rua Carlos Bianchini, 1.744, bairro Marechal Floriano, em Caxias do Sul.