Novamente, a Ouvidoria da Unimed Serra Gaúcha foi recertificada em nível de excelência no Programa Ouvidoria de Excelência do Sistema Unimed. O destaque teve como ponto alto premiação entregue no 4º Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, realizado em novembro, em São Paulo. Com a presença de mais de 600 participantes do Brasil inteiro, o evento permitiu às equipes da cooperativa levarem, mais uma vez, o nome da Serra Gaúcha a todo o Sistema Unimed.

 

Concedido pela Unimed do Brasil, o selo tem a validade de dois anos e busca aperfeiçoar a atuação da Ouvidoria por meio do aprimoramento dos processos, qualificação dos profissionais e envolvimento da alta direção na gestão estratégica de alta performance.

 

“Estes aspectos contribuem e oportunizam a ouvidoria a atuar de maneira a garantir a sustentabilidade do negócio, com foco na fidelização e na satisfação do cliente”, comenta Adriana Souza, coordenadora da Ouvidoria.

 

No evento, a Unimed Serra Gaúcha também foi finalista do Prêmio Unimed de Comunicação e Marketing. A campanha de divulgação do Centro de Cirurgia Robótica alcançou o 2º lugar na categoria “Ações de Comunicação da Inovação”, entre cerca de 400 projetos de mais de 90 singulares em todo o país.

 

Saiba mais sobre a recertificação

 

A avaliação integrou aspectos sobre manutenção da qualidade dos processos implementados desde a primeira certificação, em agosto de 2020, e, se necessário, ajustes na atuação do ouvidor e nos objetivos da Ouvidoria, nos meios de comunicação adotados (tanto para o público externo como interno) e na infraestrutura da área, que também é um ponto importante para o desenvolvimento do trabalho proposto para atingir a qualidade esperada.

 

Baseada no manual vigente do Programa Ouvidoria de Excelência, a recertificação é composta por 39 itens e 1 item complementar, sendo que, para cada um deles, é atribuído um nível de pontuação e dificuldade de execução, que pode ser:

 

Necessário: quando o item é considerado indispensável para uma Ouvidoria minimamente funcional.

 

Desejável: quando o item é intermediário na importância e no grau de dificuldade de implantação.

 

Excelência: quando o grau de dificuldade é maior e sua implementação significa a busca por uma Ouvidoria diferenciada.

 

Conforme o nível de cumprimento e a pontuação alcançada a partir do checklist, é possível obter os seguintes níveis de recertificação: Básico, Intermediário, Avançado e Excelente.