Você sabe o que são cuidados paliativos?
Os pacientes que vivem com doenças crônicas e que evoluem com piora progressiva geralmente estão inseridos em um contexto de sofrimento que envolve diversos aspectos da sua vida, necessitando de um cuidado especializado para o alívio deste sofrimento. Os cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe, com objetivo de oferecer melhorias na qualidade de vida dos pacientes e seus familiares.
Os cuidados paliativos são indicados a partir do momento do diagnóstico, ocorrem de forma concomitante aos tratamentos modificadores de doença e agem de por meio de prevenção e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.
Você já ouviu falar sobre o Núcleo de Cuidados Humanizados da Unimed Nordeste-RS?
Todos os beneficiários hospitalizados que têm doença que ameace a vida e que seja progressiva têm indicação de receber atendimento do Núcleo de Cuidados Humanizados.
Formado por profissionais de diferentes áreas, o grupo atua na promoção dos cuidados paliativos de pacientes com doenças incuráveis, trabalhando para garantir o máximo de conforto e bem-estar para os beneficiários e suas famílias. O Núcleo conta com a atuação de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, farmacêutico, psicólogo e assistentes sociais. É composto pelas células Hospitalar, Domiciliar e Materno-Infantil.
Nessas frentes, o Núcleo de Cuidados Humanizados opera diariamente com foco em quatro dimensões: o sofrimento físico, emocional, social e espiritual, tanto dos pacientes quanto de suas famílias. Além disso, presta apoio à equipe assistente no manejo do controle dos sintomas provocados pelas doenças.
Coordenador do núcleo, o médico oncologista Igor Barrueco Toigo destaca a atuação multidisciplinar e o acolhimento aos familiares oferecido pelo grupo. “Nosso cuidado é centrado em pessoas. Construímos o cuidado para além da ótica exclusiva da doença, proporcionando também atenção aos demais aspectos do sofrimento humano”, diz.
“Olhamos não apenas para a doença, mas para o ser humano que está por trás dela. Buscamos conhecer os valores do indivíduo e seus desejos para que possamos respeitá-lo da melhor forma ao longo do tratamento. Trabalhamos para dar voz aos pacientes e/ou seu representante, possibilitando que participe de forma ativa das decisões sobre sua saúde. Assim traçamos um plano de cuidados que respeita valores e autonomia do paciente, incluindo suporte psicossocial à família” complementa o enfermeiro do núcleo, Fernando Roberto Moraes.
Saiba mais sobre o Núcleo de Cuidados Humanizados da Unimed Nordeste-RS
Grupo multidisciplinar atua para garantir o conforto e o bem-estar dos pacientes em cuidados paliativos e suas famílias
Voltar para Notícias
Este artigo foi útil?
Posts relacionado

Jeito de cuidar
23.12.2024
Polenta e salame, visita pet e até volta de moto: Complexo Hospitalar Unimed realiza desejos de pacientes em ação especial
Mais uma edição do Dia do Desejo foi realizada pela instituição no mês em que completa 20 anos
Leia mais

Jeito de cuidar
27.12.2024
Para deixar o coração quentinho: Serviço de Nutrição e Dietética leva ceia e refeições natalinas a pacientes, acompanhantes e funcionários do Complexo Hospitalar Unimed
Refeições incluíram, entre outros preparos, chester, farofa e até o clássico arroz com passas
Leia mais

Jeito de cuidar
26.07.2024
Em comemoração ao Dia dos Avós, vovôs internados no Complexo Hospitalar Unimed recebem visita surpresa dos netos
Pacientes receberam gesto de humanização para lembrar a data e amenizar a saudade
Leia mais

Jeito de cuidar
22.12.2023
Escuta ativa, multidisciplinaridade e atenção centrada no paciente: como o cuidado humanizado transformou a rotina da dona Maria Oriovinda
Internada desde abril no Complexo Hospitalar Unimed, dona Maria aproveitou os festejos de Natal de uma forma diferente
Leia mais
Jeito de cuidar
15.12.2023
Empatia que Transforma: Unimed Nordeste-RS homenageia equipe que participou da campanha de atendimento à Santa Tereza
Foram lembradas 41 pessoas, entre cooperados e colaboradores, que atuaram em apoio à comunidade atingida pela enchente do Rio Taquari em setembro
Leia mais