Qualificar as equipes que trabalham nos hospitais para oferecer melhor acolhimento às famílias de potenciais doadores em um momento de luto, mas também ampliar o conhecimento dos profissionais sobre o processo de doação. Esse foi o objetivo do curso “Comunicação de más notícias”, promovido pela Secretaria da Saúde, por meio da Central de Transplantes, em Caxias do Sul, no último dia 8 de dezembro, no Tri Hotel.

 

Funcionários da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIDOHTT) ddo Complexo Hospitalar Unimed Nordeste-RS estiveram presentes no encontro, juntamente com outros profissionais da Serra indicados por Organizações de Procura de Órgãos (OPO), que atuam nas captações. Juntos, eles receberam orientações sobre como lidar com as reações de luto e se comunicar com a família de forma empática, entre outros tópicos.


Conforme a Secretaria da Saúde, o curso, já aplicado em Porto Alegre, Bento Gonçalves, Pelotas e Passo Fundo, se inspira no modelo da Espanha, que lidera a taxa de doações de órgãos no mundo, com 40 doadores por milhão de habitantes – no Brasil, são 15 –, devido à abordagem dos profissionais às famílias de potenciais doadores e ao processo geral de doação.