Sempre em prol da construção de uma cultura da Saúde Mental no mundo, o Janeiro Branco tem o objetivo de chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições. Uma humanidade mais saudável pressupõe uma cultura da Saúde Mental no mundo.
A campanha ocorre no primeiro mês do ano, porque, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, relações sociais, emoções e escolhas.
Pare, respire e reflita: como está a sua saúde mental?
Mais do que a ausência de doenças, o conceito de uma pessoa saudável deve ser um estado de bem-estar físico, mental e social. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.
Contudo, cabe ressaltar que bem-estar não é sinônimo de uma vida sem problemas, onde o sofrimento e adoecimento estão banidos. Afinal, viver no mundo contemporâneo implica lidar diariamente com adversidades e aprender a acolher as nossas vulnerabilidades é um ato de resiliência e flexibilidade emocional.
Mas, afinal, como manter a saúde mental?
O primeiro passo é reconhecer a importância e os benefícios de cuidar da sua saúde mental. Muitas vezes, a preocupação com a saúde mental só aparece quando o indivíduo nota que está desmotivado, com muitos problemas na vida pessoal e profissional, dificuldade de concentração. Neste estágio não estamos mais atuando de forma preventiva, pois os sintomas presentes já estão gerando prejuízos emocionais.
Entretanto, a boa notícia é que existe uma série de cuidados preventivos, simples e prazerosos que podem lhe ajudar a manter a saúde mental em dia. Listamos os principais abaixo:
– Crie espaços na sua rotina exclusivos para você. Seja para descansar, ler, assistir algo que goste, enfim, algo que traga prazer e bem-estar.
– Exercite-se. Pense em algo que caiba na sua rotina, um alongamento ao acordar, caminhadas. Movimentar o corpo contribui para o seu bem-estar emocional.
– Alimente-se com qualidade. Manter hábitos alimentares saudáveis é uma forma de autocuidado e impacta a sua saúde e qualidade de vida.
– Durma bem. Alterações no sono são fortemente relatadas como um dos primeiros sinais que o organismo costuma apresentar.
– Permita-se sentir. Emoções e sentimentos são comuns a todos os seres humanos. Por vezes, julgamos como bons ou ruins e passamos a evitar aqueles que parecem “negativos”. As alegrias e tristezas fazem parte da vida e lutar para evitá-las compromete a sua saúde mental.
– Viva o momento presente. Técnicas de respiração contribuem com a capacidade de concentração e calma. Conecte-se com a natureza, acione os seus cinco sentidos: tato, olfato, paladar, visão e audição. Ativar e notar os cinco sentidos funciona como uma âncora no aqui e agora.
– Peça ajuda. Todos nós, em algum momento da vida, precisaremos pedir ajuda. É um ato de coragem e amor próprio.
Por fim, lembre-se: quem cuida da mente cuida da vida!
Janeiro Branco: o mundo pede saúde mental
Confira artigo por Juliana Ollé, psicóloga da Medicina Preventiva da Unimed Nordeste-RS
Voltar para Blog
Este artigo foi útil?
Posts relacionados



14.05.2024
O que é ecoansiedade e como amenizar?
Há mais de 15 dias, a população gaúcha vem sofrendo com as fortes chuvas. Cerca de 85% da população foi afetada de alguma forma pelas inundações. O sentimento de impotência, o trauma pela ...
Leia mais

19.01.2024
Saúde mental: temperatura alta aumenta o estresse?
No verão, quando as temperaturas estão mais altas, é comum ouvir queixas de cansaço, dor de cabeça, queda de pressão, tontura, entre outras. Esses são os efeitos mais conhecidos do calor, mas nem ...
Leia mais

02.01.2024
Janeiro Branco: vamos cuidar da nossa saúde mental?
O mês de janeiro não é apenas o início de um novo ano, mas, também, tempo de uma campanha importante: o Janeiro Branco. Este é um mês inteiro dedicado à conscientização sobre a ...
Leia mais