Acessibilidade

AVC: o que é, sintomas, causas, como buscar ajuda

Saiba tudo sobre o tema na entrevista com a neurologista Dra Paula Gasperin

Cuide de Você

Você sabe o que é um AVC? 

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) ocorre quando há o entupimento de um vaso da circulação cerebral por um coágulo ou o extravasamento de sangue no cérebro, levando ao dano do local afetado que, se não tratado, será irreversível.

Por conta desse período sem a circulação do sangue, o paciente pode ficar com sequelas depois do AVC: dificuldade em movimentar o corpo, alterações no rosto, dificuldade para falar, alterações na visão, confusão e perda de memória, entre outros.

O AVC é considerado uma das principais causas de morte, de incapacidade e de internações em todo o mundo. As equipes médicas alertam: quanto mais rápido o diagnóstico e o tratamento do AVC, maiores as chances de uma recuperação completa. É por isso que é fundamental prestar atenção aos sintomas e buscar atendimento médico imediato.

Quais os sinais de alerta de AVC?

Entre os principais sintomas do AVC, está a fraqueza ou formigamento no rosto, no braço ou na perna, geralmente em um lado do corpo. Além disso, pode haver confusão mental, alteração da fala ou compreensão, alteração na visão (em um ou ambos os olhos), alteração do equilíbrio, da coordenação, tontura ou alteração no andar e dor de cabeça súbita, intensa e sem uma causa aparente.

Como buscar ajuda?

Se você é cliente Unimed, você pode ir ao Complexo Hospitalar Unimed, em Caxias do Sul, ou entrar em contato com o SOS Emergência, por meio da Central de Atendimento: 0800 541 9100. No caso da segunda opção, você será prontamente atendido pelo teleoperador e pelo médico orientador, que vão conduzir o atendimento, acionando, se preciso, a UTI móvel. O serviço conta com uma equipe de médicos, socorristas e enfermeiros treinados para atuar com agilidade e segurança.

Uma vez que o paciente se encontra no hospital e for confirmada a suspeita de AVC, entra em ação o Protocolo de AVC da Unimed Nordeste-RS. Esse protocolo reúne uma série de medidas para garantir excelência no atendimento. Na prática, significam mais vidas salvas e mais chances de recuperação completa do AVC.

Além disso, o Complexo Hospitalar da Unimed, em Caxias do Sul, é o único da região em processo de credenciamento pelo Programa Angels, referência internacional na capacitação de atendimento a pacientes com suspeita de AVC.

Para saber mais sobre como esse protocolo funciona na Unimed Nordeste-RS, conversamos com a médica neurologista Paula Gasperin. Confira!

O que é o protocolo de AVC seguido no Complexo Hospitalar da Unimed?

O protocolo de AVC do Hospital Unimed é um fluxograma que gerencia o atendimento do paciente com AVC, desde a fase pré-hospitalar até o momento em que o paciente recebe o diagnóstico e, se possível, o tratamento para a doença. Ele organiza os fluxos de todas as equipes envolvidas nesse atendimento, favorecendo a rapidez no diagnóstico e no tratamento do AVC.

Quais são os principais passos do protocolo?

Os principais passos envolvem, primeiro, o recebimento do paciente na emergência, a análise dos sinais vitais e o sumário do quadro clínico. Depois, há o acionamento das equipes de Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) e do sobreaviso de Neurologia. São realizados os exames de imagem cerebrais e, se confirmados os critérios médicos de elegibilidade para o tratamento medicamentoso, começamos o início precoce do tratamento trombolítico (processo que serve para dissolver coágulos formados na corrente sanguínea), ainda no CDI.

Por que ele ajuda a salvar mais vidas? Quais são os seus diferenciais?

O rápido diagnóstico e a rápida intervenção com os tratamentos trombolítico e/ou por trombectomia mecânica (uso de cateter para desobstrução de forma mecânica) fazem com que o paciente se recupere mais rápido. Isso é essencial para garantirmos o menor número de sequelas possível.

Agora que você já sabe como funciona o Protocolo de AVC da Unimed, continue atento aos sinais de alerta e, se tiver qualquer dúvida, contate a Central de Atendimento. Siga acompanhando nosso blog para conferir mais conteúdos como este.

 

Para saber mais sobre o assunto,assista nosso bate-papo

com a Dra Paula Gasparin:


 

 

Voltar para Blog
Este artigo foi útil?

Posts relacionados

Consumo de álcool: quais são os sinais de alerta?
24.02.2025

Consumo de álcool: quais são os sinais de alerta?

Se você é do tipo que curte festas, casamentos, churrascos, baladas, blocos de Carnaval, entre outras confraternizações, provavelmente está acostumado a olhar ao redor e encontrar pessoas com um copo de cerveja ou um ...
Leia mais
Como lidar com o mofo e a umidade na sua casa?
06.02.2025

Como lidar com o mofo e a umidade na sua casa?

Já notou manchas pretas nas paredes ou um cheiro estranho no ar? Se sim, é bem provável que o mofo tenha se instalado por aí. E quando isso acontece, a saúde da família e a qualidade do ar da sua casa podem ...
Leia mais
Saiba como evitar as doenças de verão
02.01.2025

Saiba como evitar as doenças de verão

Leia mais
Verão com saúde: você sabe como se cuidar?
08.12.2024

Verão com saúde: você sabe como se cuidar?

Leia mais
Como escolher o filtro solar ideal para sua pele
02.12.2024

Como escolher o filtro solar ideal para sua pele

Leia mais

Deixe seu Comentário

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.
Preencha o formulário e solicite sua proposta:
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e as Políticas de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.