A Unimed Nordeste-RS marcou presença na 4ª edição do Sálvia – Festival de Arte, Cultura e Gastronomia de Caxias do Sul. O evento ocorreu nos dias 25 e 26 de novembro, na Praça das Feiras, bairro São Pelegrino.
Para esta edição, a cooperativa médica, apoiadora cultural do evento, preparou duas atrações especiais: uma estação de quick massage e a cabine de telemedicina ConectaMed, ambas totalmente gratuitas aos visitantes.
Criada em parceria com a Marcopolo, que desenvolveu a estrutura da cabine, a ConectaMed foi apresentada pela primeira vez na Mercopar, entre 17 e 20 de outubro deste ano. O equipamento tem uma balança de bioimpedância capaz de aferir peso, altura, temperatura, pressão arterial, frequência cardíaca e índices de massa e de gordura corporal. Embora consultas médicas não tenham sido realizadas durante a exposição, a ConectaMed também oferece a possibilidade de interagir com um médico em tempo real.
Público e faturamento recordes
Em 2023, o Sálvia – Festival de Arte, Cultura e Gastronomia de Caxias do Sul reuniu 16 cozinhas e cinco estações de bebidas, além de quitanda com produtos locais, boutique de moda e shows de música ao vivo.
Conforme dados do Sebrae RS e da Interface Comunicação e Eventos, que assinam a realização do festival, o Sálvia movimentou R$ 737 mil, entre operações gastronômicas, venda de bebidas, comercialização dos expositores e estrutura de montagem. Mais de 18 mil visitantes passaram pela Praça entre os dois dias, o maior público na história do evento.
A quinta edição do festival está prevista para o último final de semana de novembro de 2024. Segundo a organização, os preparativos iniciam já em janeiro.
O Sálvia tem patrocínio de Pisani, Dallemole, Alternativa, Samburá, Rivatti, Sulgás e Mariani, com apoio de Sicredi Pioneira, Orquídea e Senac. O apoio cultural é de Unimed Nordeste-RS, Villagio Caxias, Eiffel Peugeot e Caminho Rede de Ensino. Apoio institucional: Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) – Região Uva e Vinho. Promoção: Interface Comunicação e Eventos e Sebrae. Financiamento: Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul. Realização: Ministério da Cultura.
Fotos: Giovani Boff