Um simulado de incêndio promoveu à Brigada de Emergência da Unimed Nordeste-RS, bem como a demais colaboradores da cooperativa, uma oportunidade prática de capacitação. O treinamento, que ocorreu no Complexo Hospitalar Unimed na última semana, teve apoio do 5º Batalhão de Bombeiro Militar de Caxias do Sul e não interferiu no atendimento prestado no hospital.
Desenvolvido pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Unimed Nordeste-RS, o simulado mobilizou as equipes de combate, primeiros socorros, abandono (evacuação) e apoio/orientação. Na ocasião, todos os colaboradores localizados no 3º andar do Bloco B foram evacuados para o estacionamento no subsolo (ponto de encontro externo). Os brigadistas enfrentaram cenários de combate a um princípio de incêndio, com incidência de fumaça, e de atendimento a primeiros socorros em três vítimas.
Por caracterizar um simulado de nível 1, o treinamento da última semana foi acompanhado por uma equipe de orientação, que auxiliou na condução da atividade, mas sem interferir na tomada de decisões e no socorro prestado. Ao longo de cada etapa, especialistas em Segurança do Trabalho avaliavam critérios como disparo do alarme, organização, tempo de chegada da brigada ao ponto de encontro e das vítimas à triagem, distribuição correta das tarefas e uso de equipamento de proteção individual (EPI) e de outros materiais de segurança.
Conforme o SESMT da Unimed Nordeste-RS, as simulações auxiliam no aprendizado, na identificação de oportunidades e na correção de ações, contribuindo para o desenvolvimento do plano de emergência e aprimorando as medidas de controle e prevenção existentes na cooperativa. Além de capacitar os brigadistas, essa forma de treinamento orienta os colaboradores a respeito da conduta a ser seguida em caso de evacuação das instalações do Complexo Hospitalar.
“A realização deste exercício desempenha um papel crucial no aprimoramento das habilidades das equipes de brigadistas, fortalecendo sua capacidade de garantir a segurança integral dos pacientes, clientes, médicos e funcionários do Complexo Hospitalar. A dedicação demonstrada por todos os envolvidos neste treinamento reforça nosso compromisso inabalável com a segurança de todos os presentes nas instalações da Unimed Nordeste-RS”, resume Carolina Lucena de Rezende, coordenadora do SESMT e da Brigada de Emergência.
Criada em 2014, a Brigada de Emergência da Unimed Nordeste-RS totaliza hoje 277 colaboradores brigadistas, sendo 209 localizados apenas no Complexo Hospitalar, em todos os setores e turnos. Conforme estima o SESMT da cooperativa médica, entre 1,8 e 2 mil pessoas circulam no Complexo Hospitalar todos os dias.