Unir esforços para aproximar pessoas e criar oportunidades é o que move a parceria entre a Unimed Nordeste-RS e o Banco do Vestuário, programa pertencente à Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação de Caxias do Sul. Desde 2009, por meio do seu setor de Gestão de Sustentabilidade, a cooperativa desenvolve ações em conjunto com o Banco, participando ativamente de seus cursos de corte e costura.
As capacitações abrem caminhos para que os participantes deem início a uma nova profissão ou especializem-se ainda mais no ramo do vestuário. Atualmente, a parceria viabiliza os cursos de Modelagem de Roupas e de Noções Básicas de Costura, além do projeto Costurando Laços, cujos integrantes produzem, de forma voluntária, peças com muito carinho e cuidado para serem entregues aos pacientes da Unimed Nordeste-RS. Exemplo disso é a próxima leva de almofadas de amamentação, destinadas às mamães que darão à luz seus bebês no Complexo Hospitalar Unimed Nordeste-RS neste Agosto Dourado.
A denominação do mês foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar mães, pais e profissionais da saúde a respeito da importância do aleitamento materno. Assim, no próximo mês, 130 almofadas serão distribuídas às clientes da Unidade Materno-Infantil do Complexo Hospitalar Unimed.
Com um desenho anatômico que considera o conforto da mulher, bem como o posicionamento correto do bebê na hora de mamar, o acessório virou item de desejo de muitas mamães. As peças exclusivas transformam-se em presentes carregados de emoção pelas mãos de quem as confecciona, como conta a voluntária Marta Webber:
“A gente se sente muito mais feliz em ver o produto pronto e oferecer, do que receber o presente. Confeccionar o presente te transforma. No voluntariado, você mais recebe do que dá. O dia do voluntariado é especial e é um compromisso. A gente sabe que não é ‘vir quando quer, na hora que quer’. Não, a gente assumiu um compromisso, porque sabe que valor tem isso. A cada peça, você coloca um monte de carinho, quer fazer bem feita, bonita, porque ela é única.”
Além dos benefícios à saúde emocional descritos pelos voluntários, que falam em “alimento para a alma”, o voluntariado também é um excelente propulsor de aprendizados, convivência e amizades.
“Esses momentos de entrega são importantes, porque fecham um pequeno ciclo de um dos nossos projetos mais queridos, que é o voluntariado. A Unimed tem nos apoiado há muitos anos e essa parceria só aumentou. Começou lá na modelagem, depois veio para o voluntariado, se estendeu para o corte e costura. E se esse projeto dá certo é porque as pessoas se envolvem, se comprometem e fazem um trabalho de excelência”, acrescenta Fabiana Schleder, coordenadora do Banco do Vestuário.
Além das mamães que darão à luz no Complexo Hospitalar Unimed durante o Agosto Dourado, as entregas também contemplam outras datas especiais ao longo do ano: pacientes hospitalizados no Natal e os pequenos internados durante a época de Páscoa e no Dia das Crianças. Em 2020, mais no começo da pandemia, os estudantes também confeccionaram centenas de máscaras, a fim de que mais pessoas pudessem se proteger da covid-19.
Complexo Hospitalar Unimed presenteia pacientes internados no Dia das Crianças com mochilas em forma de ovelhinha confeccionadas por voluntários do Banco do Vestuário