Apresentado por Thaís Bordin, coordenadora do serviço, o case da implementação da cirurgia robótica no Complexo Hospitalar Unimed – primeira instituição da Serra Gaúcha a contar com a tecnologia – atraiu os olhares de quem participou do CO4U 2024, na Conexo, em Caxias do Sul, nesta quinta-feira (22). Para a enfermeira, poder levar o assunto a inúmeras pessoas de áreas diversas que participavam do evento configurou uma “experiência incrível”.
“Pudemos mostrar toda a nossa tecnologia e a relevância de uma liderança inserida na inovação para o sucesso e a excelência do Centro de Cirurgia Robótica”, salientou.
Thaís reforçou, ainda, a importância do protagonismo e valorização das pessoas, envolvidas no contexto da inovação tecnológica, e que a área da saúde não pode ser deixada de lado quando se fala no assunto.
“A inovação aplicada à saúde melhora a qualidade de vida das pessoas, minimiza os riscos e o tempo de recuperação e potencializa as margens de acerto, qualidade e segurança nos procedimentos cirúrgicos”, resumiu.
Inaugurado em fevereiro, o Centro de Cirurgia Robótica Unimed já chegou ao marco de 72 cirurgias realizadas, com o grande diferencial de mais segurança, controle e precisão – e menos invasão – em comparação à cirurgia convencional. Entre as especialidades mais comuns, estão a urologia, ginecologia, cirurgia geral, torácica e de cabeça e pescoço.